Anvisa articula a criação de Grupo de Emergência referente ao Novo Coronavírus
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 74/2020, que dispõe sobre a criação de um Grupo de Emergência em Saúde Pública responsável por conduzir as ações em resposta ao Novo Coronavírus (NCoV). A Portaria 74/2020 prevê a participação de representantes de cinco áreas distintas do órgão. A criação do grupo é parte do conjunto de ações do órgão para preparar a rede de saúde pública para a eventual chegada do novo coronavírus no Brasil. Ainda não há casos registrados no país.
As medidas tomadas pela ANVISA destacam sua atuação preventiva: diálogo com companhias aéreas em São Paulo e no Rio de Janeiro, controle reforçado em portos e aeroportos, e capacitação de funcionários. A agência também está incrementando recursos para a proteção dos trabalhadores que atuam nos principais pontos de entrada e saída do país, como os EPIs.
O NCoV pertence à família dos coronavírus, agentes virais responsáveis por infecções respiratórias em animais. São conhecidos por provocar infecções brandas a moderadas. Assim, abrangem desde o resfriado comum até enfermidades mais severas, como a MERS e a SARS. No momento, o tratamento se resume ao alívio dos sintomas.
Em razão de sua semelhança com a SARS, a resposta das autoridades ao redor do mundo tem sido similar: a contenção e controle do trânsito de populações pelos focos de epidemia. A eficiência e agilidade da reação à epidemia demonstra o aprendizado, em especial do governo chinês, após a rápida difusão da SARS em 2002.
Para acompanhar mais de perto a atuação da ANVISA, acesse: http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus